Mais do que propriamente um grupo de rock regularmente constituído, The Gutter Twins marca a consolidação da cooperação musical entre Mark Lanegan e Greg Dulli, ambos figuras de proa, com milhares de admiradores no cenário indie, à frente de grupos cultuadíssimos como Screaming Trees e Queens of Stone Age (o primeiro) e de Afghan Whigs e Twilight Singers (Dulli), ou com uma celebradíssima e profícua carreira solo, como é o caso de Lanegan – um dos pioneiros da cena “grunge” de Seattle, parceiro de Kurt Cobain -, e vem coroar o flerte musical entre ambos reinante desde 2003, quando Lanegan abrilhantou o álbum de estréia dos Twilight Singers e, em contrapartida, Dulli dá as caras em “Bubblegum”, o álbum de 2004 de Mark Lanegan, chegando inclusive a excursionar com ele, como pianista do grupo.
É o encontro sacramentado de dois egos poderosos que se complementam e se justapõem com uma precisão energética que explode em todos os acordes de Saturnalia, o registro desse encontro incendiário, lançado somente em Março de 2008, pois ambos sempre tiveram suas agendas sobrecarregadas junto a seus respectivos grupos, ou em carreira solo e em colaborações festejadas com os Soulsavers e com Isobel Campbell, do Belle & Sebastian.
Saturnalia abre em “The Stations” com a voz roufenha e soturna de Lanegan dando o mote para as histórias encharcadas de fumaça e uísque que caracterizam os seus trabalhos; é a introdução perfeita que desemboca na arrebatadora “God’s Children”, o provável grande destaque do disco. A sonoridade é quase sempre suja e pesada com traços bluesísticos e guitarras distorcidas fazendo contraponto aos vocais guturais e às letras depressivas características da dupla, como em “All Misery/Flowers”, cujo background vocal em eco e andamento rítmico quase mântrico lembram satânicas preces. Mas existem também momentos mais low profile, como em “The Body” e na balada “Each to Each”, ou no folk de “Front Street” que encerra este magnífico lançamento que irá agradar em cheio a todos os fãs da dupla.
Lanegan e Dulli apresentaram-se com muito sucesso, juntamente com a banda de apoio que inclui Mathias Schneeberger - um terceiro membro não-oficial - no show de David Letterman agora em Março. Tudo indica que haverá uma merecida consagração...
The Gutter Twins - Saturnalia - 04 de Março de 2008
01. The Stations
02. God's Children
03. All Misery/Flowers
04. The Body
05. Idle Hands
06. Circle the Fringes
07. Who Will Lead Us
08. Seven Stories Underground
09. I Was in Love with You
10. Bete Noir
11. Each to Each
12. Front Street
Adorata [EP] - 02 de Setembro de 2008
1.Belles
2.Down the Line
3.Deep Hit
4.Flow Like a River
5.St. James
6.Duchess
7.Spanish Doors
8.We Have Met Before
terça-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário